O planeta sobrevive a uma incerteza de dimensões inimagináveis e a pirâmide das necessidades está legitimamente em foco. A saúde e a alimentação recuperaram a sua inquestionável importância. Vivemos tristemente escondidos atrás de máscaras, tememos o invisível e ansiamos que o futuro transforme este caos em memórias distantes. O pior já estará para trás. Já não nos limitam as fronteiras de um bairro ou de uma cidade. No momento em que escrevo os aviões voam e, carregado de ilusões, enchi a bagagem com uma alegria adolescente.
Ljubljana não é fácil de escrever nem de pronunciar mas a capital da Eslovénia não é um lugar estranho. O Rio Ljubljanica e os seus pequenos barcos circulam ordenadamente pelo centro que, com as suas imensas pequenas pontes, é perfeitamente pedonal. O castelo coroa uma pequena mas movimentada colina com uma simpática oferta cultural e natural. Respira-se na pequena cidade um ambiente europeu e cosmopolita.

Na Grajski Grič, a colina do castelo Ljubljanski Grad, Ljubljana

A cerca de 50 quilómetros de Ljubljana está a enorme gruta Postojnska Jama com túneis e galerias sem fim. A visita dura cerca de 90 minutos e o percurso é praticamente todo realizado num pequeno comboio que serpenteia pelas profundezas da terra. A gruta é de origem cárstica o que (simplificando) significa que a água dissolveu pacientemente a rocha. Milagres da química.
Também visitei o castelo de Predjama (Predjamski Grad) que foi construído na parede de um penhasco e que, na prática, servia de entrada para a gruta que escondia. A originalidade da obra era uma questão de segurança porque no seu interior escasseava conforto e luz. Ou seja, o castelo interessante se visto do exterior! 

Junto ao Predjamski Grad

Segui no sentido da costa e em Piran desejei poder demorar-me muito mais. Na ponta de uma península, na estreita costa eslovena, a cidade afunila-se mar adentro. As ruelas ou se dirigem para o Mar Adriático, onde se inventam praias, ou sobem a pequena colina e projectam a paisagem até à vizinha Croácia a sul e Itália a norte. É uma movimentada cidade balnear com águas tentadoras.

Na praça Tartinijev Trg, Piran

Maribor, a segunda cidade em termos de população, está no interior do país e é praticamente ignorada. Nos guias de viagem realçam as caves de vinhos, publicitam provas de vinhos e versam sobre a antiguidade das vinhas… Eu prefiro partilhar que nas margens do Rio Drava a cidade é mais bonita e nem tudo depende do néctar de Baco. Pessoalmente adorei o pequeno e gratuito Fotografski Muzej com uma invejável coleção de máquinas fotográficas.

Na margem sul do Rio Drava, Maribor

O deslumbrante lago Bled (Blejsko Jezero), uma imagem de marca da Eslovénia, é baptizado pela cidade situada na margem oriental. É difícil descrever a imperdível paisagem sem exagerar nos adjectivos! A melhor maneira de a contemplar é passear sem pressa. O lago tem 6 quilómetros de perímetro perfeitamente acessíveis e sempre encantadores. A subida ao castelo é mais exigente mas do topo oferece mais uma maravilhosa vista panorâmica. O lago é encantador de todas as perspectivas. A sua ilha, as montanhas, o verde, a água, o castelo compõem um quadro irreal que inspira.

Em Bled o lago, a ilha e as montanhas formam um conjunto perfeito

Menos popular é o lago Bohinj (Bohinjsko Jezero) que permanece na sombra do vizinho lago Bled. Uma volta completa (12 quilómetros) segue, por vezes, caminhos inexistentes o que garante um espaço muito mais selvagem e isolado. Entre ambos os lagos não quero ter de escolher apenas um.
Um pouco acima do lago Bohinj está a cascata Slap Savica. O caminho é inclinado e cansativo mas é rejuvenescedor contemplar a água a brotar do interior da montanha. O caudal, que é praticamente constante ao longo do ano, serve para ilustrar que há coisas que nunca mudarão.

Não me cansei da paisagem, Bohinjsko Jezero

Vivemos momentos nos quais provamos constantemente a nossa capacidade de adaptação. É por isso um prazer genuíno recuperar alguns dos "antigos" prazeres da vida. Este enorme planeta continuará a surpreender-me, a alimentar-me os sonhos e a enriquecer os meus dias banais.
Paulo Vyve

Postojnska Jama

Blejsko Jezero

Bohinjsko Jezero

outras viagens

Back to Top